Fundada em 1980, Sonho dos Pés aposta em franquias como parte de plano agressivo de expansão

Por Alexia Chlamtac

Prestes a completar 30 anos, a Sonho dos Pés, rede de lojas especializada em calçados e acessórios femininos, mantém plano ousado de expansão. Presente em 16 estados, a marca carioca abriu 15 novas lojas nos últimos 12 meses e pretende abrir 20 novas franquias ainda em 2019.  “Nossas estratégias estão voltadas para São Paulo e Centro-Oeste. Acreditamos que nessas regiões exista espaço para uma marca como a Sonho dos Pés, que oferece à Classe C acesso a moda, com excelente custo-benefício e foco na experiência do cliente”, explica Keyla Moutinho, diretora de franquias da Sonho dos Pés.

Com prazo de retorno de investimento de 24 a 36 meses, a marca apresenta formatos tanto para rua quanto para shopping center com investimento total inicial de R$340 mil (fora o ponto). De acordo com Keyla, a Sonho dos Pés diferencia-se pela relação próxima ao franqueado por meio de uma postura que valoriza o ganha-ganha: “acreditamos que todos podemos e temos que crescer juntos”, explica ela.

Somado a isso, o posicionamento com baixa concorrência para a Classe C também se tornou um fator importante para o crescimento da marca. Um levantamento do Data Popular informa que, entre 2002 e 2012, os gastos consumidores dessa fatia de mercado para vestirem aquilo que é sugerido por revistas, estilistas e vitrines teve crescimento de 153%.

Além disso, a dificuldade de concorrentes do segmento em se relacionar com o cliente abre um canal maior de oportunidades para a Sonho dos Pés, facilitadas pelos preços competitivos. Para impulsionar as vendas e se aproximar das clientes que mais consomem os produtos da marca, a Sonho dos Pés desenvolveu um cartão de crédito próprio, que tem incrementado fortemente o consumo das clientes mais apaixonadas, explica Keyla.  

Com 150 pontos de venda, a varejista se mantém como uma empresa familiar e já está em sua terceira geração. Em 2015, a Fundação Dom Cabral acompanhou o processo de sucessão e profissionalização da Sonho dos Pés, que tem, além de Keyla, outros quatro membros da família integrando o board de diretores e Renata Moitinho no cargo de CEO do grupo, que agora também responde pela Sapatella. A nova diretoria trouxe novos ares e o fôlego jovem para a empresa, mas mantém o compromisso de manter o preço acessível e competitivo a peças com informação de moda, qualidade e conforto, união de características que tornaram a marca conhecida pelo público. 

 

A Sonho dos Pés é uma das empresas apoiadoras do Instituto Rio Moda.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *