Nenhuma empresa a menos

Por @katrizzz

Não existe ficha técnica a ser seguida para enfrentar os desafios gerados pela pandemia. A seguir compartilharemos algumas ideias para minimizar os efeitos da quarentena em seu negócio.

Comece, avaliando quais possibilidades seu controle financeiro te possibilita e monte um plano para reduzir gastos e otimizar o faturamento. Por exemplo, negocie com seus fornecedores formas de postergar os pagamentos, compre o menor volume do lote mínimo e pague no número máximo de parcelas as futuras compras. Tente também promover liquidações ou integrar ao processo de produção o upcycling para evitar estoque excedente.

Em seguida questione qual é a importância do seu produto e como ele pode ajudar o consumidor a adaptar-se nesse novo cenário. A grande maioria tem optado com plataforma de venda online e que façam entrega dos seus produtos. No caso do varejo de moda existem as opções de contratar serviço de provador delivery, entrar em um marketplace ou construir o próprio e-commerce.

Logo, é o momento de intensificar seu posicionamento digital para promover os diferenciais da sua empresa e demonstrar o valor do seu produto aos clientes. Este é o momento para investir em marketing de relacionamento, oferte um conteúdo relevante ao seu cliente e seja relevante enquanto marca.

Ainda aproveite para capacitar-se e reorganizar o sistema de trabalho para estar continuamente funcionando. Isso poderá trazer novas oportunidades.

Por fim, é preciso empatia com todos stakeholders. Afinal, todos foram afetados pela pandemia tiveram que mudar seus hábitos e costumes.

 

Revisão: @kakakcastro
Imagem: @cottonbro
Fonte: http://especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *