O que muda na moda com o 5G?

A quinta geração da telefonia móvel (5G) chegará para substituir o nosso amigo 4G. A quarta geração foi importante pois nos permitiu transformar nossos celulares em verdadeiras máquinas de informar, interagir e distrair! Com ela o consumo de informação e de bens via smartphone disparou. Além disso, passamos a acompanhar streamings por aparelhos móveis e a interagir com a realidade aumentada em filtros de rede social.

Porém, como tudo o que é bom acaba terminando, o quarto filho se despede para o nascimento da quinta geração, que promete ser melhor ainda. O caçula que vem por aí se destaca por permitir mais conexões de telefones num mesmo local, além de entregar velocidades estratosféricas e demandar 90% menos de consumo de energia.

 

5G moda
Fonte: podecomparar.com.br

 

Apesar de a qualidade da rede móvel ser o destaque do assunto, esta não é a única mudança. As antenas, por exemplo, são um ponto fundamental para o desenvolvimento dessa tecnologia. Se antes elas transmitiam a conexão por todo o seu raio, o 5G será transportado ponto a ponto. E isso significa que sairá um sinal direto da antena para o aparelho, reduzindo a interferência.

Não fosse o bastante, a nova integrante do urbanismo das grandes capitais será a small cell, que consiste em pequenas estações de transmissão de sinal 5G. Isso é necessário pois a quinta geração funciona numa frequência mais alta que o 4G, ou seja, ela tem mais dificuldade de penetrar paredes e outros obstáculos. Porém, sua vantagem é que ela consegue suportar mais informações.

Bom… Só o tempo dirá de fato se isso consistirá numa revolução ou num “flop”, um fiasco, mas a promessa é que os mercados se modernizem bastante com a tecnologia.

 

Mas, como o 5G impactará a moda?

Na área da internet das coisas, o 5G permitirá que conectemos vários aparelhos juntos na mesma área. Ou seja, tecnologias para controle de estoque ou organização de loja podem funcionar em rede, a fim de facilitar a vida do lojista.

Nos pagamentos, o 5G também promete “abafar”. Para ilustrar o assunto, é legal observar uma ação da Intel no Mobile World Congress 2019. A companhia apresentou uma loja em que o cliente não precisava ir ao caixa. Bastava ele conectar o seu smartphone na entrada e as câmeras e o sistema controlavam o que a pessoa selecionava. O pagamento era processado no momento da saída. Entre as vantagens dessa ideia, segundo a empresa, está a redução de furtos.

 

 

Quando o assunto é realidade aumentada, o 5G pode servir como uma ferramenta para conhecermos melhor uma coleção ou entendermos como as roupas ficariam no nosso corpo. Uma possibilidade seria apontarmos o celular para uma blusa numa loja, a fim de que pudéssemos ver como ela ficaria num boneco 3D com as nossas medidas.

Outra expectativa são os provadores, que poderiam se conectar a smartwatches de vendedoras, avisando se a cliente gostaria de provar uma peça de outra cor ou num tamanho diferente.

No início de 2020, uma companhia de telefonia móvel no Reino Unido promoveu um desfile em parceria com a Central Saint Martins, que demonstrava a capacidade do 5G. Além da melhor qualidade no som e nas interseções visuais, a modelo Adwoa Aboah fechou o desfile, só que sem estar lá. Por meio da tecnologia 5G, os convidados puderam acompanhar Aboah passeando pela passarela por realidade aumentada.

 

 

Quais são as desvantagens do 5G?

Pensando na realidade do Brasil, é provável que a tecnologia demore para chegar em todas as regiões do país. Além disso, o ideal é realizar estratégias que aumentem gradualmente o uso do smartphone, uma vez que por enquanto ainda existem poucos celulares no mercado que possuem a tecnologia e esses têm o valor elevado.

Ademais, a questão do 5G é que ele tem menor alcance. Logo, as operadoras precisarão investir em cobertura para que a internet veloz não seja um unicórnio na vida das pessoas. Ou seja, que ela realmente tenha consistência, ao invés de funcionar somente aqui ou ali.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *