AOS PEQUENOS EMPREENDEDORES DA MODA

Por @mdecastrocordeiro

“Moda com Propósito” não é apenas o nome do excelente livro de André Carvalhal, é também uma filosofia a ser seguida por todos do mercado.

Hoje em dia, vender uma peça de roupa não é mais o suficiente. Uma pesquisa realizada em 2013 pela empresa estadunidense Nielsen (especializada em informação e dados) revelou que 50% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto “socialmente responsável”.

É exatamente nesse momento que pequenas empresas têm uma grande vantagem: estoque único, produção menor, maior controle da cadeia produtiva, a facilidade em expor todo o seu processo de produção, e, é claro, a proximidade com o cliente.

Essa transparência acaba tornando a marca mais “simpática” aos olhos do consumidor. Afinal, muitas pessoas têm a curiosidade de saber o que está por trás das roupas que estão na loja, enquanto outras precisam entender o valor que estão pagando por uma peça.

Ainda sim, existem clientes preferem comprar produtos ditos baratos de grandes empresas (com matéria prima de baixa qualidade), do que pagar um pouco mais a um pequeno empreendedor. Mostrar os seus processos nas redes sociais pode fazê-lo mudar de ideia. Fica uma dica para o Instagram, afinal precisamos educar o consumidor de Moda.

Além disso, expor mais sobre o seu negócio pode gerar uma identificação dos clientes com a marca. Já pensou em aparecer para contar a história da sua empresa ou da peça mais vendida? Às vezes a vergonha pode parecer maior, certo? Mas justamente essa vulnerabilidade de aparecer e se mostrar mais ser humano do que marca pode fazer alguém se identificar com a sua timidez e ainda pensar “poxa, se ela consegue, eu também consigo”.

Mais que inspirar pessoas e gerar admiradores da marca (e assim, clientes em potencial), aparecer mais nas redes sociais pode ser uma maneira muito eficiente para se destacar da concorrência. Afinal, a sua história e a sua personalidade são únicas, e ninguém poderá copiá-las.

Que tal se inspirar um pouco e dar a cara a tapa? Tenho certeza de que o retorno dos seus seguidores será surpreendente! Pessoas gostam de ouvir pessoas. E pessoas se identificam com outras pessoas: assim nascerão seus primeiros fãs. Boa sorte! Confio em você!

Revisão: @kakakcastro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *