AMARO

Por @katrizzz

A AMARO é uma marca digital que está mudando a forma como as mulheres consomem moda. Seus produtos seguem as principais tendências internacionais de moda a preços competitivos. E ainda, a empresa está presente em diferentes canais de venda e tem como diferencial o seu posicionamento tecnológico, integrando o ambiente offline ao ambiente online.
A marca em questão, contrária da maioria das atuais, nasceu no mundo digital e sentiu a necessidade de estar presente também nos ambientes físicos do varejo de moda. Segundo Dominique Oliver, CEO da AMARO, esse insight surgiu devido ao consumo online ainda não ser uma atividade rotineira na vida dos consumidores brasileiros. Decidiu-se então criar as Guides Shops com o intuito de ensinar o consumidor a comprar online e a confiar na marca. O fato de estar presente em grandes shoppings das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro faz com que a marca ganhe mais consumidores e espalhe o seu conceito com maior abrangência.
Para seu sucesso, o modelo de negócio da AMARO está sempre alinhado ao planejamento de marketing que por sua vez está compatível aos valores e propósitos da empresa. Isso torna a marca mais assertiva e evita o desperdício de investimentos.
Os Guides Shops são os espaços físicos, nos quais é possível ter experiência digital no ponto de venda. O objetivo é ser um espaço para o cliente, que muitas vezes não tem costume ou confiança no formato digital, experimentar a peça, tocar no tecido, identificar a modelagem e detalhes que mais lhe agradam no corpo. Neles estão expostos os produtos das coleções atuais em todos os tamanhos e cores para o cliente experimentar. Lá você tem todo o portfólio de produtos e a ajuda de um consultor de moda para escolher o look que mais se encaixa com o seu perfil.
A compra, por sua vez, é finalizada de forma digital pelos Ipads e computadores que promovem uma experiência de compra digital fornecendo um conceito de loja inovador, unindo o mundo offline com o online. Atualmente, existem 13 Guide Shops nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e planejamento de expansão para as principais capitais do País.
O principal canal de venda da marca é o digital, em site ou aplicativo, via dispositivo móvel. O site tem fácil acesso, navegação, é divido em categorias e ainda possui filtros de pesquisa por faixa de preço e tamanho. A intenção da marca é tornar a compra online o mais natural possível e estar presente no cotidiano da seu consumidor. Além do site próprio e do app, a AMARO também aloca as suas peças em alguns marketplaces digitais, como a Dafiti e a Zattini.
O mix de produtos é predominantemente composto de roupas, calçados, acessórios  e tem bastante abrangência para montar um look completo e atender diferentes gostos. O foco é em vestuário feminino; e as demais são complementares, com o objetivo de casar a venda e dar mais opções ao cliente. Além disso, no período de isolamento social optou também a ceder a sua plataforma de venda a outras marcas que identificam com o seu propósito de negócio.
Sua cadeia verticalizada e integrada, tornou a entrega uma das propostas de valor da marca que destaca-se devido à rapidez, à conveniência e ao cuidado. As embalagens especiais com selo de sustentabilidade são marca registrada da AMARO, e assim a compra chega à casa na forma de um presente cuidadosamente embalado.
O método de entrega dos produtos comprados é via transportadora em poucas horas, não sendo possível retirar no ato da compra. Isso possibilita o estoque enxuto e concentração dele em somente um lugar, no centro de distribuição.
A marca tem forte comunicação e relacionamento com a seu consumidor por meio do Instagram. Além dos posts de novidades de produto, campanhas e Guide Shops, a marca também dialoga com seus consumidores respondendo a quase todos os comentários e perguntas, sempre com linguagem amigável.
O relacionamento com o cliente é um ponto muito forte explorado em todos os seus pontos de contato, e as redes sociais hoje são a principal ferramenta de comunicação com consumidor. A Amaro está presente em todas as redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest, Spotify, Twitter etc., e em cada uma ela desenvolve um conteúdo especifico para plataforma. A marca ainda conta com um blog de conteúdo batizado de “AMARO Live”, palco de interação direta com o consumidor. O Serviço de Atendimento ao Cliente é um ponto de positivo, muito rápido, eficiente, claro, atendendo a todos os chamados abertos e esforçando-se para haver o mínimo de atrito no pós-venda.
A partir de todos os pontos analisados anteriormente, pode-se afirmar que a marca AMARO possui uma cultura empreendedora e foca na inovação do seu modelo de negócio. O principal objetivo da empresa é tornar a moda acessível, seja no preço, qualidade ou canal de venda. Inspire-se, teste e analise mais de perto o desempenho dessa marca 100% brasileira.
Revisão: @kakakcastro
Imagem: @amaro

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