Inovação e Relacionamento: dois temas centrais para o varejo, segundo Patrícia Rodrigues

Por Patrícia Rodrigues – Publicado em 25 de janeiro de 2018

Patricia Rodrigues, sócia da Mais que Isso, selecionou dois pontos centrais discutidos durante a NRF 2018 Big Show em Nova York – o maior evento de varejo do mundo. Inovação e relacionamento, merecem na atenção dos varejistas neste ano. Confira a seguir:

Inovação

Parece óbvia a associação entre moda e inovação. No entanto, o terreno é fértil, mas as iniciativas de negócios que nascem e prosperam com DNA inovador não são tantas. Duas palestras abordaram duas perspectivas distintas nesse sentido.
A primeira, ‘Innovation is always in fashion’, trouxe um painel com 3 marcas que estão montando seus negócios pautados em sustentabilidade, tratamento de resíduos, reciclagem e reaproveitamento, lixo zero e cadeia de produção mais justa. Aqui, o mais comum foi entender a oportunidade do slow fashion, criando percepção de valor para um perfil específico de clientes.
A segunda palestra colocou a inovação na perspectiva do que chamaram de “delivering with purpose“. Aqui, foram mapeados cases de marcas que, ao tratar a experiência de marca como mantra e objetivo máximo, têm sido reconhecidas como inovadoras. Algumas delas: Innisfree, Coach House e Lululemon.

Relacionamento

Estive em duas palestras bem específicas. Uma abordando o paradigma técnico entre o volume gigantesco de dados que as marcas podem acessar hoje x a qualidade e a capacidade de usar esses dados com inteligência e sensibilidade, produzindo de fato ações personalizadas.
A segunda, com o tema ‘Marketing 2028’, colocou as estratégias de relacionamento como pilar para as marcas, a partir de onde todas as ações podem ser geradas, monitoradas e avaliadas. Foco em visão única de cliente. As marcas ainda mantêm diálogos distintos em canais distintos com o mesmo cliente.
Esse é o grande desafio, a construção da unidade de discurso aumenta a percepção de valor e, consequentemente, a conversão de negócios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *