Gestão de Moda: Como Fazer um Excelente Planejamento Financeiro para o seu Negócio

Por Karina Gaudereto – Publicado em 06 de Novembro de 2017

Compreender o processo financeiro que melhor atende às necessidades de uma empresa é essencial para quem tem ou pretende ter um negócio de moda. Por isso, nos dias 10 e 11 de novembro, o Instituto Rio Moda oferece o workshop de Planejamento Financeiro para Negócios de Moda: Abordagem Estratégica para o Crescimento.  Roberto Kanter, com mais de 25 anos como empreendedor e consultor de gestão financeira, vai apresentar uma metodologia que facilita a captação de recursos e as decisões de compra e venda.

Kanter garante que o Workshop é “muito menos numérico e muito mais estratégico”. O objetivo é fazer com que qualquer gestor, principalmente aqueles que não trabalham com número, tenha uma visão completa do ambiente financeiro do seu negócio. Em uma rápida entrevista, o facilitador explicou, resumidamente, os pontos especiais da dinâmica e como ela pode agregar aos interessados pelo assunto.

Por que as pessoas devem fazer o Workshop de Planejamento Financeiro? 

Acredito que a principal vantagem é desmitificar o financeiro como “não sendo para mim, pois não é minha área”. Todo gestor necessita de uma visão mais ampla de seu negócio sob ponto de vista da organização financeira. Capital de giro, capital de investimento, variedade e quantidade de estoque, cenário de construção das vendas, grau de cobertura, tudo está conectado. Oferecemos informação e ferramentas que facilitam a vida do gestor.

Qual é a coisa mais importante a se fazer para ter um bom planejamento financeiro?

Primeiro, conhecer claramente seu cliente. Depois, conhecer os seus produtos e pensar, em termos de vendas, no futuro. Mesmo quem tem dificuldade com números termina o Workshop apto a tomar decisões que envolvem o ambiente financeiro.

Quais foram as maiores dúvidas que apareceram durante os Workshop passados?

As maiores dúvidas normalmente têm a ver com a política comercial e preços. Percebo também que muitos têm dificuldade de sentar e ocupar o tempo pensando à frente, à longo prazo. As pessoas hoje estão bastante imediatistas. É muito comum os gestores fazerem muito investimento em produto, um pouco em marketing, um pouco em mídias sociais e acabam deixando o financeiro de lado.

Como é o público que costuma estar em seus Workshops? 

O público-alvo é distinto, desde empresas já constituídas a estudantes, além de quem quer criar a sua própria marca. Óbvio que aqueles que têm um negócio aproveitam mais.

 

Se interessou pelo Workshop? Saiba mais informações aqui: http://bit.ly/2lWUeUh

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *