A importância da modelagem no processo criativo

Por Rita Comparato – publicado em 17 de outubro de 2017

A modelagem me libertou, me mostrou um caminho que me fez capaz de sair do campo da imaginação e ir para o campo da ação, da realização. A modelagem me permitiu ir além do desenho; ela se tornou uma ferramenta para elaborar ainda mais meu processo criativo.

A modelagem não é para qualquer, assim como qualquer um não é para modelagem. Ela não permite truques e enganações, mas requer disciplina e técnica. No entanto, só técnica e disciplina não são suficientes. É necessária uma bela dose de sensibilidade e proporção. Na minha opinião essa combinação é que faz a diferença num bom modelista.

Para mim, os modelistas são os arquitetos e cirurgiões plásticos da moda; são eles que vão tirar a roupa do papel e torná-la realidade, além de serem capazes de transformar a estética visual e aparente do corpo a seu bel-prazer.

Rita Comparato - modelagem criativa

Costumo brincar que a modelagem é como a vida: primeiro se constrói uma base sólida para depois desconstruir, sob pena de você facilmente se perder no meio do caminho.

Outro paralelo entre a modelagem e a vida é a necessidade frequente entre se escolher entre um caminho e outro. Não dá para ter tudo. Não consigo deixar uma roupa justa e modelada próxima ao corpo, sem recorte ou pence, ou no fio viés. Existem vários momentos que temos que optar por um caminho ou outro.

Rita Comparato - modelagem

A vantagem da modelagem conduzida com atenção é que – como um farol – ela pode nos apontar eventuais caminhos errados. Quando isso acontece no início do processo, o estrago é bem mais contornável. É um trabalho minucioso, mas altamente recompensador.

Acredito que qualquer pessoa que trabalhe com design, no campo que for, tem que ter no mínimo uma certa noção de modelagem, para não correr o risco de virar escravo da mediocridade

Para mim a modelagem é mais que um processo criativo, ela define minha personalidade.

*Imagens retiradas do Instagram de Rita Comparato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *